Com direção e atuação de Pricilla Conserva, o grupo Garagem estreia nesta semana o espetáculo “O pai de qualquer pátria”. Serão duas apresentações em Manaus: nesta quinta (04) e sexta (05), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros. A entrada é gratuita e a classificação etária é 12 anos.

“O pai de qualquer pátria” é um solo e traz reflexões sobre a condição de pais e filhos, inquietações sobre o estado de coisas da presente sociedade. A dramaturgia é assinada por Daniel Nunes Santos e apresenta uma filha que fala sobre seu pai, “em movimentos que variam entre proximidade e distância, contando aos poucos uma história que se desdobra em particularidades sobre relações familiares, reflexões sobre a condição de pais e filhos, inquietações sobre o estado de coisas da presente sociedade”, explica o autor. “Ficamos sabendo algo sobre esse pai, seus sonhos e labores, seus hábitos e gostos, seus cansaços e frustrações, e a fala da filha, enfatizando gestos rememorativos e indagativos, vai apresentando a influência do pai, os lados luminosos e sombrios dessa influência”, completa Pricilla Conserva.

Para além dos conflitos da protagonista, ou seja, de uma família específica, o espetáculo expressa também “as contradições de uma configuração geral de família, conflito concretamente experimentado por um amplo conjunto de famílias nos últimos anos, em face do clima cultural e político acirrado no Brasil e no mundo”, desta o texto do autor. O projeto foi contemplado no edital nº07/2023 Fomento às Artes e Cultura – Lei Paulo Gustavo.

Trajetória

Atriz, produtora, diretora e dramaturga, Pricilla Conserva é Bacharel em Teatro (UEA), licenciada em Letras (UFAM) e especialista em Gestão Cultural (SENAC-SP). Publicou o livro “Jogo, ainda bem e quando: literatura de cena”. Atualmente é mestranda em Letras e Artes da UEA.

Grupo premiado

Com objetivo pesquisar as diversas linguagens artísticas, o Grupo Garagem é um coletivo de criação formado por cinco artistas da cidade de Manaus: Frank Kitzinger, Gleidstone Melo, Janaina Siqueira, Lu Maya e Pricilla Conserva.

No repertório, O Garagem traz os espetáculos Eles Falam da Gente (2016), Aconteceu, acontece ou acontecerá (2016), Senti um Vazio (Prêmio Conexões Culturais 2018), Quando encontramos sonhos perdidos nas roupas que costuramos (Prêmio Manaus Conexões Culturais 2019), Ainda bem que não tivemos filhos (2019), Jogo do Bicho (Prêmio Sesc Residência de Artes Cênicas 2019) e “planos para caso o mundo não acabe” (2021) e “FILHO DE MARIA” (2022 – Palco Giratório 2022). O currículo traz também participações em festivais nacionais, como Gororoba das Artes (2017), “27a janeiro dos grandes espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco” (2021) e “Mostra oito de março” (2021). Além disso, desenvolve a revista eletrônica Arte Documenta (Prêmio Manaus Conexões Culturais 2018).

Serviço
Espetáculo O Pai de qualquer pátria
Onde: Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro,973 – Centro)
Quando: Quinta (04) e sexta (5) de julho, às 20h
Quanto: gratuito