Morreu, na madrugada desta segunda-feira (12/8), em Manaus, um dos maiores nomes da literatura e do teatro de todos os tempos, o jornalista, escritor amazonense Márcio Souza. Márcio estava com 78 anos, sofria de diabetes e teve um infarto. O Governo do Amazonas decretou luto oficial de três dias no Estado.

Escritor renomado nacional e internacionalmente, Márcio é conhecido por suas obras sobre a região amazônica, deixando um legado significativo para a literatura.

Nascido em Manaus em 1946, Souza foi uma figura proeminente na cultura brasileira. Além de seu trabalho como escritor, ocupou cargos públicos importantes, como presidente da Funarte durante o governo Fernando Henrique Cardoso e presidente do Conselho Municipal de Cultura em Manaus.

Entre suas obras mais notáveis estão “Mad Maria”, “Galvez, o Imperador do Acre” e “Amazônia Indígena”. Sua trajetória literária começou cedo, influenciada pelo incentivo de seu pai. Após publicar seu primeiro livro em 1967, Souza viajou pelo mundo e retornou ao Brasil para contribuir com o teatro experimental e o cinema.

Outras notícias

A rádio multiplataforma da Amazônia!

Newsletter