A situação de rua é uma realidade complexa e multifacetada que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo o IBGE, em 2021, havia cerca de 222 mil pessoas em situação de rua, um aumento de 14,7% em relação a 2020. O desemprego, conflitos familiares, uso abusivo de álcool, problemas de saúde mental, desigualdade social e outros fatores são algumas das razoes que levam homens e mulheres para as ruas.
Segundo dados de 2024 da Secretaria Municipal da Mulher, Assistencial Social e Cidadania – Semasc a estimativa é que 1.672 pessoas viviam em situação de rua em Manaus, sendo visível a grande quantidade de pessoas nas praças e áreas centrais da cidade.
O projeto Arte De Rua realizará oficinas de grafite para pessoas em situação de rua, a proposta tem o objetivo de oportunizar a formação artística e a inclusão social de pessoas marginalizada através da arte. Segundo o preponente do projeto Vicktor Shellton a ideia surgiu em usar o Graffiti como um meio de resgate e de valorização de pessoas estigmatizadas e com baixa autoestima, além de ser uma oportunidade de capacitação e inserção dos participantes no mundo das artes.
A importância da realização do projeto é promover o acesso a um espaço de criação e de democratização de atividades culturais para um público muitas das vezes marginalizado e “excluídos” das políticas culturais, segundo Vicktor que é grafiteiro e assina BLUR nas ruas de Manaus.
BLUR, grafiteiro há mais de 15 anos na cidade, explica também que “as oficinas são uma grande oportunidade para os participantes revelarem talentos, dons artísticos e posteriormente produzirem arte nos muros de Manaus, a partir de um olhar sobre o preconceito, a discriminação e outros sentimentos relacionados ao viver e/ou estar nas ruas”.
O projeto contará com a participação dos arte educadores Ramon Costa (ART), Carolinne de Oliveira (Oli), Diego Afonso (MAIS), André Candido (BYNOS) e Adilson Vieira (JNR) todos grafiteiros (a) que irão compartilhar os connhecimentos e as técnicas de graffiti adquiridas nas ruas em uma troca de conhecimento e formação, além da participação da cineasta e produtora audiovisual Taly Nayá que registrará a vivência
artística.
As oficinas de graffiti serão realizadas nas dependências do Centro Pop, localizado na Rua Fragata, 20 – Petrópolis, entre os dias 28 de março a 25 de abril de 2025 e terão carga horária de 20 horas com aulas teóricas e práticas e pretende capacitar 40 pessoas em situação de rua de ambos os sexos na faixa etária entre 18 a 60 anos, ao termino das oficinas os participantes irão produzir um mural coletivo.
O projeto Arte De Rua foi contemplado no EDITAL DE CHAMENTO PÚBLICO N°002/2024 PROJETOS CULTURAIS NA CATEGORIA DE ARTES VISUAIS do CONCULTURA e tem o apoio da prefeitura municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher Assistência Social e Cidadania – SEMASC.
Like (0)