As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, começam a atender em novos endereços nas zonas distritais de saúde Norte e Oeste, na próxima segunda-feira (22). As demais estruturas do serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), permanecem em funcionamento em suas localizações atuais, nas áreas dos Distritos de Saúde (Disas) Leste, Sul e Rural.
As moradoras da zona Norte poderão buscar os serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Semsa, a partir da segunda-feira, na rua 9, na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, ao lado da escola municipal Antísthenes Pinto. A estrutura tem previsão de funcionamento no local até o dia 3 de maio.
Na área do Disa Oeste, o serviço itinerante vai ofertar atendimento na rua Agnaldo Archer Pinto, s/n, no bairro Alvorada, próximo à igreja Cristo Redentor, a partir da segunda-feira. A unidade móvel seguirá em funcionamento no novo endereço até 10 de maio.
Na zona Leste, o atendimento das usuárias segue na rua Canadá, 276, na comunidade Nova Vitória, bairro São José Operário. Já na zona Sul, o serviço móvel recebe as moradoras na rua 24 de Agosto, s/n, bairro Morro da Liberdade, atrás da praça molhada do Cajual, em frente ao abrigo emergencial Gecilda Albano. Nos dois locais, as estruturas do serviço têm funcionamento previsto até a próxima sexta-feira, 26/4.
Os atendimentos na zona Rural continuam sendo ofertados na área da Unidade de Saúde da Família (USF) Rural, no ramal do Leão, Km 37 da rodovia estadual AM-010. A estrutura itinerante receberá comunitárias do local e entorno até o dia 2 de maio.
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa Manaus oferecem atendimento para o público feminino, exclusivamente, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. Para agendar exames e outros procedimentos, as usuárias devem se dirigir às estruturas do serviço e apresentar documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
As unidades móveis dispõem de equipamentos e profissionais de saúde para a oferta de serviços e procedimentos da Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase no atendimento pré-natal e na prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero. A lista inclui consultas médicas e de enfermagem, ultrassonografia, mamografia, coleta e exame preventivo, dispensação de medicamentos e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Like (0)