O Senac, em parceria com a líder global em tecnologia, Cisco(NetAcad), lançará, nesta quarta-feira (29/5), a 1ª Academia Fluvial da Cisco Networking Academy na Balsa-Escola do Senac Amazonas, com oferta de cursos no segmento de Tecnologia da Informação. O evento ocorre às 10h no Centro de Embarcações do Comando Militar do Amazonas (Cecma), em Manaus (AM), e contará com oficinas de tecnologia da informação, Corte de Cabelo e Culinária Amazônica.

Com as instalações da balsa renovadas e conectadas, o Senac poderá levar cursos profissionalizantes para cidades do interior do Estado, muitas delas somente acessíveis por barco. Os cursos trazem treinamento em habilidades digitais, segurança cibernética, redes e programação, oferecendo um currículo de alta qualidade para posicionar os alunos no mercado de trabalho

Balsa-Escola

A Balsa-Escola, única unidade móvel fluvial do Senac no Brasil,  é um projeto de democratização da educação profissional para os municípios mais distantes no Amazonas. Sua infraestrutura abriga quatro laboratórios, conectados à internet, e um miniauditório que atendem às demandas dos segmentos de: turismo e hospitalidade, informática, saúde, beleza, gestão e comércio.

A Balsa-Escola foi remodelada com tecnologia de conectividade Cisco para promover a inclusão digital no Amazonas. A instalação conta com uma rede corporativa de Wi-Fi da Cisco Meraki e câmeras com analítico, infraestrutura de switching e firewall para atender alunos e profissionais do Senac. Dessa forma, será possível levar conectividade de rede confiável e de alta velocidade aos municípios ribeirinhos do estado do Amazonas. Ao redor da balsa, a população poderá contar com Wi-Fi público gratuito em um raio de até 30 metros da embarcação, o que promove a inclusão digital das comunidades atendidas.

Grande parte dos cursos do segmento de TI ofertados provém do Programa Educação 4.0 do Senac, que integra conteúdo Cisco Networking Academy, e é uma ação para posicionar a instituição face aos desafios e oportunidades da transformação digital. Os conteúdos oferecidos aos alunos passaram por processos de reorganização, atualização e modernização, e sua meta é promover formações mais aderentes às necessidades atuais do mundo do trabalho, alinhadas às demandas dos setores impactados pela Revolução 4.0. 

 

Outras notícias

A rádio multiplataforma da Amazônia!

Newsletter