O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) divulgou o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia dos Pais. O levantamento, realizado entre os dias 12 e 13 de junho com 1.119 consumidores do comércio varejista de Manaus, aponta tendências e preferências que devem movimentar o comércio local.

Segundo a pesquisa, 95% dos entrevistados planejam adquirir presentes para o Dia dos Pais, que será comemorado no dia 11 de agosto. Em relação aos gastos, a maioria dos consumidores (41%) pretende desembolsar entre R$ 81,00 e R$ 150,00, enquanto 28% indicaram valores entre R$ 151,00 e R$ 250,00. Apenas 6% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais de R$ 400,00.

Os itens mais procurados pelos consumidores para presentear neste Dia dos Pais serão vestuário (24%), perfumes e cosméticos (19%), refeições especiais (14%) e joias e relógios (12%). Comparando com o ano anterior, houve um crescimento significativo na procura por refeições especiais e joias/relojoaria, que agora representam 14% e 12%, respectivamente, das intenções de compra. Em 2023, esses itens somavam apenas 5% e 4%.

Quando questionados sobre a forma de pagamento preferida, 60% dos entrevistados afirmaram que irão pagar à vista, utilizando dinheiro, transferência via Pix ou cartão de débito. O cartão de crédito foi escolhido por 33% dos consumidores. E para 7% dos participantes, a opção de pagamento será o crediário da própria loja.

Quanto aos locais de compra, 90% dos entrevistados preferem realizar suas compras de forma presencial, com 56% optando por shoppings, 25% pelo centro da cidade e 17% por lojas de bairro. Apenas 8% indicaram preferência por compras online. Entre os que optam pelo comércio eletrônico, 54% preferem sites e lojas virtuais, enquanto 29% utilizam o Instagram, uma tendência que reflete a crescente influência das redes sociais no comportamento de consumo.

Preferências dos pais 

A pesquisa também revelou que os presentes mais desejados pelos pais são vestuário (14%), perfumes (14%), joias e relógios (12%) e refeições especiais (11%). Um significativo número de entrevistados (16%) mencionou estar indeciso sobre o que gostariam de receber neste Dia dos Pais, ou indicou que os próprios pais ainda não decidiram o que gostariam de ganhar.

Os principais fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor são promoções e ofertas (27%). Em 2023, este item ocupava o terceiro lugar (12%) entre os fatores determinantes para fechar uma compra. Promoções e Ofertas ultrapassaram a qualidade dos produtos (23%) em importância, neste ano.

Locais de compra

90% dos entrevistados preferem fazer suas aquisições em lojas físicas, destacando a preferência por uma experiência de compra presencial. Destes, 56% optam por shoppings. O centro da cidade é a escolha de 25% dos consumidores, lojas de bairro são preferidas por 17% dos participantes, e 2% optam por hipermercados.

Para os 8% que preferem as compras online, a maioria (54%) utiliza sites e lojas virtuais. Redes sociais como Instagram (29%) e WhatsApp (10%) também são opções apresentadas pelos consumidores para as compras deste ano, e 7% dos entrevistados indicaram que irão fazer compras através do Facebook.

 

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