A bailarina Maria Júlia Casanova Lopes, de apenas 8 anos, foi selecionada para estudar dança clássica na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, a partir de 2025.
Maria Júlia é aluna da Academia Francine Jelatelli, em Itacoatiara. Em uma seletiva extensa, que reuniu mais de três mil crianças do país, a bailarina foi uma das 40 escolhidas.
O sonho de estudar em uma das maiores escolas de dança do mundo teve início após a participação na seletiva regional promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU-Manaus), em fevereiro deste ano, no Teatro ICBEU.
Maria Júlia pratica dança desde os 2 anos e 10 meses, na Academia Francine Jelateli, no município de Itacoatiara, onde mora com os pais. Foi lá que ela se preparou para concorrer tanto na etapa regional, quanto na etapa nacional. Em fevereiro, quando a seletiva regional foi realizada na capital pelo ICBEU Manaus, ela e mais três meninas foram selecionadas para ir até a etapa nacional.
À época, foram inscritas sete meninas para representarem a escola de dança que há 10 anos desenvolve a modalidade no município. Ela é a única representante do Amazonas a garantir uma vaga para iniciar os estudos em 2025. Pelos próximos 8 anos, ela será acompanhada por especialistas para se tornar uma bailarina profissional.
Processo Seletivo
Participaram do processo de seleção 3.083 crianças chegando ao índice de 77 candidatos por vaga. Na seleção final, a Escola Bolshoi recebeu 387 candidatos para serem definidos os novos alunos, na sede da escola.
A Seleção Nacional para novos alunos – vagas 2025 teve duas etapas: a médico-fisioterápica quando, onde médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura e articulações. Os aprovados nessa fase seguiram para a parte artística-musical.
A etapa artístico-musical e cognitiva foi conduzida por profissionais da dança, músicos e professores, que avaliaram as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.
Aprovados para 2025
Os aprovados na Seleção Nacional, serão bolsistas, com 100% de gratuidade e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
Like (0)