A Associação brasileira Trópix, sediada em Marselha, no sul da França, apresenta a primeira edição do Batidão Trópix – L’Amazonie On Air, um evento dedicado a exaltar os artistas e a cultura amazônica em terras europeias. O evento ocorrerá neste sábado (15/6), no espaço cultural Friche la Belle de Mai, em Marselha, prometendo uma imersão vibrante e autêntica nas expressões culturais da Amazônia.
Formada por cinco brasileiros residentes em Marselha : Carolina Sugahara, Felipe Ariani, Fernanda Félix e as duas manauaras Beatriz Mascarenhas e Larissa Rufino, a Associação Trópix tem como missão principal difundir e promover a cultura e os artistas brasileiros na França, fugindo dos estereótipos. O Batidão Trópix – L’Amazonie On Air é uma manifestação desse compromisso, trazendo ao público francês um vislumbre das cores, sons e tradições da Amazônia Brasileira.
A programação desta primeira edição contará com a participação de talentosos artistas do Amazonas e de Belém, incluindo duas exposições: A primeira é Paris des Tropiques, de Romahs : Romahs é um amazonense, quadrinista, ilustrador, cartunista, escritor e roteirista. Em sua exposição, “Paris des Tropiques”, expõe cenas da cidade de Manaus, contrapondo a arquitetura cheia de resquícios da riqueza parisiense vinda da exploração da cidade no século XX, com os personagens urbanos populares de Manaus nos dias de hoje.
A segunda é Rio de Cura e Saber, de Tayna Satere: TaynáSatere é uma mulher amazônida indígena, fotógrafa documental e artesã. Em sua exposição, “Rio de cura, força e saber”, ela captura a essência da infância vivida às margens do rio Andirá, onde as águas são fontes de vida, aprendizado e cultura para as crianças SatereMawé. Além dos artistas amazonenses, o evento contará também com a participação da DJ e performer Marara Kelly e do DJ Yara, ambos do Pará.
O Batidão Trópix – L’Amazonie On Air é uma oportunidade única para celebrar a diversidade e a riqueza da cultura amazônica, fortalecendo os laços culturais entre o Brasil e a França.
Like (0)