Em comemoração ao Dia internacional da Dança no dia 29 de abril, instituído pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) retorna a 9° edição do “CDA de Portas Abertas”. O projeto consiste em oferecer aulas gratuitas de dança contemporânea aos estudantes e bailarinos profissionais. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O projeto de sucesso está com as vagas esgotadas, e assume o compromisso de aproximar a companhia da comunidade, exercitar a profissão de bailarino, de artista da dança e dar fluidez à mensagem que a dança transmite. As aulas são ministradas pelo diretor do CDA, Mário Nascimento. A abertura foi nesta segunda (29/04) e a turma segue com aulas até sexta-feira (03/05), no Teatro da Instalação, rua Frei José dos Inocentes, no Centro.
“Quando falamos em memória do Dia Internacional da Dança, falamos de possibilidades, você abre a possibilidade para qualquer pessoa dançar, dançar está em nós, é o primeiro movimento, na verdade, a primeira manifestação que a gente tem como ser humano é dançando, é através do movimento, o movimento antecede a fala” declara o diretor.
De acordo com Mário Nascimento, o projeto é uma oportunidade de mostrar como o CDA trabalha e como pode ser feito um processo de aula, com foco no aprimoramento da técnica, conhecimento e fundamentos da dança. “A aula é exatamente para este lugar, para essas pessoas que estão aqui na cidade de Manaus, que são de outros lugares, para elas poderem ver, se situar e ver o que pode ser melhorado e também que eu possa conhecê-los, que em um futuro possam ser incorporados no elenco do CDA”, conclui o diretor.
A bailarina e integrante do Corpo de Dança do Amazonas desde 2018, Cleia Santos, comenta que já participou das edições anteriores, muito antes de entrar para o elenco. “É muito bom estar aqui trocando experiências com novos corpos, novas pessoas e isso é grandioso tanto para os bailarinos, como para os participantes adquirirem a referência de artistas da cena que estão aqui na companhia”, comenta a bailarina.
Para os bailarinos de outras instituições, como é o caso de Vivian Maria, graduanda de dança da UEA, as aulas do projeto representam uma grande oportunidade para carreira artística. “É a minha primeira vez aqui participando de uma aula do CDA, eu tinha uma expectativa muito grande e está sendo muito mais do que eu esperava, foi uma aula muito incrível, abrangeu muito o conhecimento e expande a sua mente na área da dança” comenta Vivian que conheceu o corpo artísticos em um festival e, desde então, começou a acompanhar a companhia pelas redes sociais.
As aulas de dança contemporânea acontecerão entre os dias 29 de abril e seguirá até 03 de maio, das 10h às 12h, no Teatro da Instalação.
Like (0)