A delegação do Amazonas deve levar de 25 a 30 jovens paratletas para a competição nacional das Paralimpíadas Escolares 2024, que acontecerá no mês de novembro, em São Paulo. A delegação deve ser a maior da história do baré. 

Os estudantes-paratletas se classificaram no 2º Parajeas, durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus, realizado neste sábado (25/5), na Vila Olímpica, e chancelado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Sobre o evento

Considerado o maior evento paralímpico escolar do mundo, as Paralimpíadas Escolares acontecem anualmente no Centro Paralímpico Brasileiro, na capital paulista, reunindo a nata do paradesporto escolar de todo o país. O Amazonas vem se destacando nas últimas edições, com grandes conquistas, descoberta de novos talentos e recordes batidos.

Neste ano, a equipe amazonense levará para São Paulo paratletas que irão competir no atletismo, halterofilismo, bocha, natação e tênis de mesa, chegando a aproximadamente 60 integrantes, entre comissão técnica, staff, médico e jornalista.

Três vezes ouro

Estreante na competição nacional e classificado para competir no atletismo nas provas do lançamento do dardo, lançamento de disco e arremesso de peso, todos na classe F37, o estudante da Escola Estadual Manuel Rodrigues de Souza, Luiz Henrique Alves, 16 anos, conquistou três medalhas de ouro no 2º Parajeas.

Aluno do primeiro ano do Ensino Médio, Luiz Henrique nasceu com paralisia cerebral e tem o lado esquerdo do corpo comprometido. Com poucos meses de treino e dedicação, o resultado veio com três douradas e muito treino, ainda pela frente, até a etapa nacional. 

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus reuniu 145 atletas de alto rendimento e base. Os 95 competidores do atletismo e 25 da natação disputaram suas provas na Vila Olímpica, enquanto os 25 halterofilistas competiram na Universidade Federal do Amazonas. 

Dentro do meeting, aconteceu a seletiva do 2º Paralimpíadas dos Jogos Escolares do Amazonas (Parajeas), das quais saíam os classificados para a etapa nacional, que acontece de 25 a 30 de novembro em São Paulo.

Outras notícias

A rádio multiplataforma da Amazônia!

Newsletter