Com o Largo de São Sebastião e seu entorno completamente imersos no clima de Natal, uma das variadas opções de entretenimento natalino para toda a família é uma visita à exposição de presépios “Amazônia em Festa Natalina – Presépios: Tradição e Originalidade”, que inaugurou neste domingo (O1/12), no histórico prédio do Ideal Clube, que atualmente abriga o teatro Gebes Medeiros. (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro).
Tudo começa no próprio Largo de São Sebastião, onde o tradicional Presépio do Largo, que é da Igreja de São Sebastião e fica posicionado na Lira do Teatro Amazonas, cria a atmosfera para que o visitante se dirija ao Ideal Clube para apreciar a exposição maior, que tem para mais de 50 presépios.
Com presépios feitos com os mais diversos materiais e nos mais variados estilos, a exposição une tradição, com presépios clássicos, e inovação, com a criatividade dos artesãos locais. A união do clássico e do contemporâneo se dá para celebrar o espírito do Natal de uma maneira original e inspiradora.
O resultado é que o visitante tem a oportunidade de contemplar a história do nascimento de Jesus sob uma nova perspectiva. “Os presépios artesanais, fruto do talento e da sensibilidade dos artistas amazônicos, trazem uma abordagem única e autêntica para essa tradição, evidenciando a diversidade cultural e artística que caracteriza nossa região”, afirma Jessilda Furtado, curadora da exposição, acrescentando que cada peça conta uma história, revelando a essência do Natal através dos olhos criativos dos mestres artesãos.
A exposição foi idealizada para que o visitante, ao percorrê-la, seja envolvido por uma atmosfera mágica e acolhedora, onde a luz suave das velas ilumina os presépios e convida à contemplação. “É um convite para celebrar não apenas o nascimento de Jesus, mas também a criatividade, a tradição e a beleza da Amazônia, reconhecendo-a como um polo criativo e inspirador”, destaca Jessilda.
Sala Jair Jackmont
A terceira edição da Exposição de Presépios Natalinos não poderia deixar de incluir a sala Jair Jackmont no Ideal Clube, já que nas edições anteriores a sala esteve presente. Trata-se de uma homenagem ao artista Jair Jackmont, que tem se destacado por sua dedicação em valorizar o religioso, criando obras sacras que ressoam profundamente com a essência do Natal.
Suas criações não apenas retratam a cena do nascimento de Cristo, mas também evocam sentimentos de esperança, amor e renovação. Cada peça é uma manifestação artística que convida o espectador a refletir sobre o significado desta época tão especial. Através de sua habilidade e sensibilidade, Jair transforma elementos tradicionais em experiências visuais que tocam o coração.
A sala vai receber obras de outros artistas como forma de estimular também novos artistas a fazer trabalhos religiosos de artes visuais. A exposição de presépios “Amazônia em Festa Natalina – Presépios: Tradição e Originalidade” fica em cartaz de 1º a 23 de dezembro, com exceção das segundas-feiras (9 e 16/12), das 17 às 21h.
Like (0)