O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte está com as inscrições abertas para a sétima edição, que acontece em Manaus, no mês de setembro, organizado pela Artrupe Produções. O formulário gratuito e o regulamento estão disponíveis no site festivalolhardonorte.com e no perfil do evento no Instagram (@olhardonorte) até o dia 6 de junho.
O festival competitivo de curtas-metragens tem três mostras: Amazônia, para filmes realizados e com diretores dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Outros Nortes, com produções e diretores dos demais estados brasileiros; e Olhar Panorâmico, com seleção de trabalhos da Amazônia Legal. Podem ser inscritos curtas até 25 minutos, de qualquer gênero e temática, realizados a partir de 1º de janeiro de 2024.
Um dia após a exibição, os filmes das mostras Amazônia e Outros Nortes ficam disponíveis, por sete dias, nas plataformas digitais do evento. A programação conta com a mostra não-competitiva Olhinho, para filmes infantojuvenis e aberto para todos os estados do Brasil; e filmes convidados pela curadoria.
O Olhar do Norte apresenta, durante uma semana, um circuito de ações formativas, como oficinas, debates, mesas redondas e palestras, com profissionais do audiovisual, para interação entre público e convidados. O evento tem parceria com o Cine Set e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“O festival tem a proposta de visibilidade à produção audiovisual da Amazônia, além de trazer para Manaus produções de destaque de todas as regiões do Brasil, para aliar a exibição de filmes ao diálogo sobre cinema”, afirma Diego Bauer, curador do Olhar do Norte e integrante da Artrupe Produções.
Inscrições
Para se inscrever, os concorrentes devem preencher o formulário online no site e informar um link para assistir ao filme on-line, pelo Vimeo, Youtube ou Google Drive. Não são aceitos outros tipos de links ou suportes como WeTransfer, Dropbox, Sendspace e similares.
Para a inscrição, a organização vai aceitar versões work-in-progress dos filmes e cada realizador pode se inscrever com quantos filmes quiser.
A lista dos selecionados vai ser publicada no site festivalolhardonorte.com e nas redes sociais do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte.
Premiação
Todos os filmes selecionados para a mostra Amazônia concorrem a premiação nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Filme Voto Popular”, “Prêmio Especial do Júri”, “Melhor Direção”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som”, “Melhor Figurino”, “Melhor Maquiagem” e dois prêmios de “Melhor Atuação”. O corpo de jurados vai ser composto por profissionais da área.
Para a mostra Amazônia tem ainda a premiação do Júri Jovem, com membros do curso de Produção Audiovisual, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e membros do Cinevideo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nas categorias “Melhor Filme” e duas menções honrosas.
Na mostra Outros Nortes, os participantes podem ser contemplados com “Melhor Filme”, “Melhor Filme Voto Popular” e até duas menções honrosas do júri formado por críticos do site Cine Set.
No Olhar Panorâmico, as produções selecionadas concorrem nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Filme Voto Popular” e até duas menções honrosas do júri, também composto por integrantes do Cine Set.
Like (0)