Durante a semana em que se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade (22/5), especialistas de mais de 40 países do Comitê Técnico da Organização Internacional de Normalização (ISO) sobre Biodiversidade, o ISO/TC 331, estão reunidos para debater temas cruciais voltados ao desenvolvimento sustentável.

O Brasil está recebendo pela primeira vez o Workshop Internacional sobre Biodiversidade – Rumo à Preservação Ambiental, que acontece de segunda-feira (20/5) a sexta-feira (24/5) no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus (AM). O evento é organizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O Diretor Geral CBA, Marcio Miranda, destacou a importância da Normalização. “Queria chamar atenção sobre a importância da ABNT e a ISO ao lidarem com a questão dos conceitos, dados, informações e conhecimento sobre biodiversidade, pois é a partir daí que podemos desenvolver nossos projetos, como por exemplo, de aproveitamento de resíduos agroindustriais. Nós estamos falando de possibilidades de gerar negócio a partir do lixo”, destacou.

O Chefe de Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação – DEMUC, Gleidson Almeida Aranda, ressaltou a importância do Amazonas no tema. “O nosso estado do Amazonas não é apenas biodiverso em fauna e flora, mas também na parte de povos e comunidades tradicionais”, disse.

O evento contou com participação ativa de especialistas de todo o mundo, das diferentes partes interessadas na elaboração das Normas Internacionais, que estão em curso no âmbito do ISO/TC 331 e autoridades.

Biodiversidade no contexto internacional

O primeiro painel do Workshop foi moderado por Matheus Palucci, HoD brasileiro para o TC 331, coordenador da ABNT/CEE 331 e contou com a participação do Chair do TC 331, Matthieu Delabie, o Coordenador de Bioindústria, MDIC, Luis Canto e do convenor do ISO/TC 331 WG 4, David Alvarez Garcia. Durante o painel foi abordado overview dos trabalhos em desenvolvimento no TC 331, o impacto do desenvolvimento sustentável na Biodiversidade e os desafios globais e soluções locais envolvendo a Biodiversidade.

Biodiversidade no contexto Brasil

O segundo painel do Workshop foi moderado por Jorge Porto, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e teve com a presença de Marcio Miranda, Diretor Geral do CBA, da liderança indígena local Vanda Witoto e do Chefe de Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação – DEMUC, Gleidson Almeida Aranda. O painel levantou temas como a importância da manutenção do bioma amazônico, a relevância da Biodiversidade para o nosso planeta e a importância dos povos indígenas, além de estratégias para proteção dos nossos ecossistemas.

Biodiversidade no contexto regulatório

O último painel do Workshop, moderado por Josué Graton, Gerente de ESG do FIT – Instituto de Tecnologia, teve a participação de Vinod Mathur, expert TC 331 e Henrique Pereira, do INPA, que abordaram o papel fundamental da Biodiversidade na sobrevivência do planeta e os estudos sobre Biodiversidade e suas riquezas.

O Workshop Internacional sobre Biodiversidade – Rumo à Preservação Ambiental tem apoio do FIT – Instituto de Tecnologia, Flex, CREA-AM e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

 

Outras notícias

A rádio multiplataforma da Amazônia!

Newsletter