Tutores de cães e gatos devem estar atentos à antecipação da campanha de vacinação antirrábica no Amazonas, que ocorre até 31 de julho. A imunização está direcionada aos animais com mais de três meses de idade e que estejam saudáveis.
A antecipação faz parte da estratégia de intensificação das ações relacionadas à estiagem, de acordo com a diretora-presidente daFundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim. “Com a previsão de mais uma estiagem severa, a FVS-RCP orientou as secretarias municipais de saúde para realizarem as campanhas, ainda no primeiro semestre de 2024, como forma de garantir a imunização dos animais que também sofrem com a mudança climática”, disse.
De acordo com o responsável pela Vigilância Ambiental, Elder Figueira, é a primeira vez que a campanha estadual tem duração de 6 meses (fevereiro a julho). “Em decorrência do processo de contratação de vacinadores que ocorreu no primeiro semestre, Manaus é o único município que seguirá o cronograma a partir de setembro. Os demais estão em fase de conclusão da campanha”, explica Elder.
Segundo o gerente de zoonoses da Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Deugles Cardoso, a FVS-RCP não só distribuiu as vacinas, mas também forneceu os insumos necessários, como seringas e agulhas, para garantir que os municípios estejam bem equipados para conduzir as campanhas de vacinação. “Essa colaboração entre o Estado e os municípios é necessária para alcançar uma cobertura vacinal ampla e eficaz, prevenindo surtos da doença e protegendo tanto os animais quanto a população humana”, avalia.
Seis cidades do Amazonas já encerraram as campanhas de vacinação, com alcance de meta e outras 55 estão finalizando. A FVS-RCP destaca que, devido à proposta do Ministério da Saúde de solicitar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a validação da eliminação das variantes V01 e V02 do vírus da raiva, transmitidas por cães e gatos, comprometeu-se a realizar a campanha em 6 meses (fevereiro a julho). A campanha será reduzida em 30 dias a cada ano, até atingir 90 dias (fevereiro a abril) em 2027, para atender às demandas considerando as características geográficas do estado.
Orientação para os Tutores de Cães e Gatos para vacinação segura:
Preparação do Ambiente: Escolha um local calmo e livre de distrações para a vacinação, garantindo que o espaço seja seguro para os animais e as pessoas envolvidas.
Transporte Seguro: Certifique-se de que os cães estejam com coleiras e, se necessário, com focinheiras. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.
Condução dos Animais: Os animais devem ser conduzidos por um adulto responsável, que assegure a segurança de todos durante o processo.
Avaliação do Animal: Antes da vacinação, verifique se o animal está saudável. Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades, além de fêmeas gestantes ou que estejam amamentando, não devem receber a vacina.
Monitoramento: Após a vacinação, observe o animal por um tempo para garantir que não haja reações adversas.
Vacina antirrábica animal: A vacina é segura, não causa reação adversa, não leva o animal a óbito.
Like (0)