De 7 a 13 de julho, Belém sediará o maior evento científico da América Latina, a 76.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e a editora Valer (@editoravaler) estará presente com seus mais de dois mil títulos, com publicações essenciais sobre as Amazônias.

A abertura do evento será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz. A programação seguirá de 8 a 13 de julho, no campus Guamá da Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém. O evento é aberto a todos e gratuito.

Esta edição tem como tema a “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.

Um destaque são os representantes de cinco pastas ministeriais que realizarão conferências no evento, entre os dias 8 e 12 de julho: Luciana Santos – MCTI, Nísia Trindade – MS, Marina Silva – MMA, Simone Tebet – MMO e Camilo Santana – MEC.

Para a coordenadora editorial, professora e doutora em Filosofia e autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós’, Neiza Teixeira, por esse evento ser voltado à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, a editora Valer faz questão de estar presente em Belém.

“A editora Valer tem como objetivo principal publicar obras que tenham as Amazônias como motivo de reflexão, em todas as áreas. Nesse sentido, em um evento grandioso como o promovido pela SBPC é indispensável que estejamos em Belém, com as nossas publicações, levando aos pesquisadores e ao público interessado a matéria do pensamento que se volta, especialmente, para as Amazônias”, disse Neiza Teixeira.

Alguns dos autores publicados pela Valer estarão na SBPC este ano, como Edna Castro, Renan Freitas Pinto, Neiza Teixeira, Violeta Loureiro, João de Jesus Paes Loureiro, dentre outros.

Lançamentos Valer

No dia 10 de julho haverá dois lançamentos da Valer. O primeiro, às 18h, no stand da editora na UFPA. O livro da vez será o ‘Marajó- o coração da Amazônia’, do professor Agenor Sarraf.

A Obra, defendida como tese de doutorado na PUC/ SP, chega ampliada ao mercado, com refinamento de pesquisa acadêmica.

O título do historiador marajoara Sarraf reúne três décadas de pesquisas de contribuição para o entendimento da identidade marajoara.

Depois, às 19h, será lançado o livro ‘Os povos indígenas do alto Rio Negro e dominação colonial’, dos professores Edna Castro, Joaquina Barata Teixeira, Valdecir Palhares e Antonio Maria de Souza Santos, na Travessia Livraria.

Para além das referências teóricas, o mais interessante deste livro é o frescor certeiro e relevante das informações, inclusive fotográficas, obtidas diretamente em campo, com os interlocutores indígenas e não indígenas. Entregue ao governo, o relatório aqui apresentado foi classificado como secreto e interditado à circulação. Até mesmo aos autores o texto foi negado. Por sorte, uma cópia escapou pelos corredores da Sudam e graças a ela podemos hoje lê-lo na forma de livro.

Sobre o evento

O evento é aberto ao público e, com exceção da participação em minicursos presenciais ou virtuais (que requer matrícula antecipada), todas as atividades são abertas para qualquer pessoa que quiser assisti-las e frequentar as exposições ou outras atividades do evento.

Ao todo, a programação científica terá 286 atividades, entre debates, mesas-redondas e sessões especiais, com renomados cientistas, autoridades e personalidades de diversas áreas compartilhando suas perspectivas sobre o tema desta edição da Reunião Anual.

Seguindo o tema desta edição, as questões ligadas ao Meio Ambiente estarão no centro dos debates desta 76ª Reunião Anual da SBPC. O evento será uma oportunidade para discutir sobre a importância estratégica do desenvolvimento sustentável do país e, em particular, da Amazônia, intensificar o debate sobre as mudanças climáticas e contribuir na preparação das discussões científicas para a 30.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em novembro de 2025.

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, conta que a entidade tomou a iniciativa de propor à UFPA sediar a 76.ª Reunião Anual da SBPC em Belém pela oportunidade de realizar na região Amazônica um evento para discutir e promover a sustentabilidade em tempos de crise climática. “Será uma reunião belíssima, com uma programação cultural muito intensa organizada pela UFPA. O evento irá reunir cientistas e pesquisadores de diferentes regiões do país, mas todos com o foco de debater e estabelecer um novo contrato social com a natureza. Queremos pensar como podemos construir uma sociedade mais justa e sustentável.”

Para mais informações: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Sobre a Valer

Com mais de 30 anos de atuação, a Editora Valer é referência na publicação de obras que valorizam a cultura e a história das Amazônias. Possui um catálogo com mais de 2 mil títulos, abrangendo desde a poesia até pesquisas científicas. Ressaltando tanto autores contemporâneos, como Marilene Corrêa, Renan Freitas Pinto, Violeta Loureiro, Márcio Souza, Paes Loureiro, Edna Castro, Astride Cabral, quanto obras clássicas, como “Simá (2011, Editora Valer), de Lourenço Amazonas, e “Poranduba amazonense” (2018, Editora Valer), de Barbosa Rodrigues.

Ainda em 2024, a editora Valer voltará a ter sua loja física, após quase 10 anos fechada, só que agora no Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus.

Em Belém, a livraria Travessia (@travessia.livraria) disponibiliza alguns títulos da editora amazonense.